Abajo Tordesilhas! um recurso para o ensino de literatura em português/espanhol

 Neste blog, professores do ensino médio do Brasil e de diversos países de língua portuguesa e espanhola encontrarão propostas e exercícios didáticos de leitura literária que colocam em contraponto textos em espanhol com textos em português. A intenção é que os dois textos se iluminem um ao outro a partir de questões temáticas, teóricas ou críticas. Os exercícios foram elaborados pelos alunos da disciplina "Atividades de estágio (Espanhol)" da Universidade de São Paulo.

O nome do blog, propositalmente em portunhol, refere-se a um artigo do professor e investigador Jorge Schwartz  ("Abaixo Tordesilhas!"; Estudos Avançados, vol. 7, no. 17, 1993) em que delineava o diálogo literário entre o Brasil e o resto da América Latina. Com este título, queremos indicar nossa intenção de colaborar com esse diálogo a partir do campo específico do ensino de nossas literaturas na escola média latino-americana. 

Preferimos organizar os exercícios não a partir de uma hierarquia ou gramática que significasse a compreensão deles em um sistema determinado, mas aproveitar a lógica do hipertexto para oferecer alternativas que pudessem ser pesquisadas a partir de diversos marcadores. O professor poderá assim apropriar-se da proposta em razão dos objetivos e interesses de seu planejamento específico.

A inspiração para os exercícios de leitura literária aqui inseridos têm sido, em grande medida, a obra de Cristina Rivera Garza sobre a narrativa de Juan Rulfo (Habia mucho humo, niebla o no sé qué). Isto é, a leitura dos textos literários que o aluno é convidado a fazer não está pensada exclusivamente a partir da história literária ou da análise formal senão que essas perspectivas, a histórica e a formal, são postas ao serviço da leitura literária como compreensão possível do mundo contemporâneo, aquilo que Rivera Garza chama, de maneira bem rulfiana, de fazer falar os mortos em nosso conflitivo presente.  Embora não exista um formato que unifique os vários exercícios, todos eles incluem aliás um item de "escrita crítica ficcional", pois acreditamos ser esta mais uma das grandes contribuições de Rivera Garza no citado livro: a literatura como crítica. Pensamos que a partir desse exercício o aluno poderá colocar em jogo sua própria subjetividade e ressignificar produtivamente a alteridade e desafio que envolve todo bom texto literário (ou lido como literário).

Os professores que visitarem o blog poderão procurar o exercício que melhor corresponda aos seus interesses colocando no motor de busca (acima, junto ao ícone da lupa) nomes de escritores, tópicos, movimentos literários ou outros marcadores que considerem pertinentes. Se esses marcadores coincidirem com aqueles com os quais cada exercício foi rubricado, o professor será automaticamente direcionado para ele. Como cada exercício é realmente um post diferente, o professor terá a possibilidade de comentar como tem sido a experiência concreta com o exercício em sala de aula. Agradecemos antecipadamente se nestes comentários colocarem também suas sugestões e idéias: isto será essencial para retroalimentar nossa incipiente aventura.


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